Hipnoterapia: O que é? Funciona? Pode te Ajudar? É eficiente?

Início Todas postagens Hipnoterapia /  Hipnoterapia: O que é? Funciona? Pode te Ajudar? É eficiente?

POSTADO EM HIPNOTERAPIA · 22 ABRIL 2019

Hipnoterapia RJ e Hipnose Clínica: O que é?

A hipnoterapia é uma ferramenta poderosa para proporcionar mudança na sua vida. Todos nós temos aspectos do nosso comportamento, tipos de pensamentos e atitudes que queremos mudar. Apesar de sabermos muitas vezes o que devemos fazer para alcançar esse objetivo, nem sempre conseguimos. Queremos emagrecer, e sabemos que alterações na alimentação e exercícios físicos trazem este resultado mas não executamos. Ou queremos parar com um vício, sabemos de todos os malefícios, as pessoas queridas ao nosso redor nos alertam e pedem para parar, e mesmo assim não conseguimos. Se já sabendo o que temos que alterar a gente não consegue, imagine as outras coisas em que não temos tanto controle assim, como emoções.

Se você já tentou modificar algum hábito, vício ou tipo de pensamento sabe o quanto é difícil fazer isto sozinho. Por isso a hipnoterapia pode te ajudar a conquistar esse objetivo. Com o auxílio da hipnose e de técnicas terapêuticas, o resultado pode ser alcançado de forma muito rápida, independente do tamanho da mudança.

Neste artigo, você vai entender de uma vez por todas o que é a Hipnoterapia e se pode ser aplicada a sua necessidade.  Antes de conhecer a hipnoterapia e as aplicações você precisa saber o que é hipnose e como funciona essa magnífica ferramenta.

O que é a Hipnose?

Primeiramente, precisamos entender o que é a hipnose, tirar dúvidas e desmitificá-la para que possamos entender melhor a hipnoterapia. Muitas pessoas ainda não a conhecem de forma profunda e o seu funcionamento.

A Hipnose é um fenômeno científico aceito e validado por diversos estudos. Por mais estranho que possa parecer, todos os dias passamos por estados hipnóticos sem que nós demos conta. Estamos hipnotizados, por exemplo, quando estamos tão concentrados em algo, como vendo televisão, que não notamos os acontecimentos ao nosso redor, um telefone tocando ou uma pessoa que passa. Quando estamos dirigindo e de repente notamos que chegamos ao destino sem se lembrar exatamente o trajeto percorrido.

Existem muitas definições teóricas e científicas do que seria a Hipnose, mas para simplificar, podemos entender como um processo natural da mente humana de foco e concentração em uma única ideia. Muitos mitos sobre a hipnose foram criados por filmes, livros e pela falta de conhecimento dessa técnica. Saiba sobre esses 7 Mitos desmentidos sobre a hipnose.

Ao contrário da crença popular, a hipnose não é um estado de sono profundo em que a pessoa perde a vontade, controle e consciência, mas é caracterizada por induzir o paciente a uma condição chamada transe, em que ele está em realidade em um estado melhorado de consciência, concentrando-se totalmente no que o hipnoterapeuta está lhe dizendo. Se o cliente não quiser e se permitir passar pelo processo, ele simplesmente não ocorre.

Eu sou hipnotizável?

Muitas pessoas acreditam que não são hipnotizáveis ​​porque não são influentes e não se deixam convencer facilmente pelos outros. A sugestionabilidade, na realidade, não tem nada a ver com o acima.

A hipnotizabilidade está relacionada à capacidade de concentração; na verdade, existem estudos nos quais se descobriu que essa habilidade se correlaciona positivamente com a inteligência.

A maioria das pessoas é hipnotizável, embora algumas tenham mais capacidade do que outras para alcançar maior profundidade no transe hipnótico.

Embora a capacidade de entrar em “transe hipnótico” seja algo que é aprendido e treinado, e está melhorando com a prática, no nível terapêutico pode-se trabalhar com resultados satisfatórios de um leve transe hipnótico.

O que é a Hipnoterapia?

A Hipnoterapia é uma ferramenta terapêutica que utiliza métodos guiados de relaxamento e concentração intensa, concentrando a atenção do cliente para alcançar um alto estado de consciência que às vezes é chamado de transe. A atenção da pessoa é tão concentrada que, enquanto nesse estado, tudo o que acontece ao seu redor é temporariamente bloqueado ou ignorado pela pessoa em transe hipnótico. Neste estado de origem natural, uma pessoa pode concentrar sua atenção - com a ajuda de um hipnoterapeuta treinado - em pensamentos ou tarefas específicas.

A terapia serve como auxílio para o tratamento de sentimentos indesejáveis, fobias, hábitos, transtornos emocionais e psicológicos. Muitos problemas vivenciados são causados por eventos do passado dos quais muitas vezes nem lembramos. O papel do hipnoterapeuta é identificar esses eventos causadores e ajudar o cliente a confrontá-los, para que o transtorno possa ser tratado com eficácia e o indivíduo possa ter sua qualidade de vida de volta.

Normalmente, os resultados alcançados com a hipnoterapia são mais efetivos e rápidos que com outros métodos convencionais. Isso ocorre porque a hipnose clínica alcança a mente subconsciente do indivíduo e trata o transtorno direto em sua origem.

O transe é usado como um desinibidor emocional, e a sugestão é usada para causar mudanças nos processos cognitivos, fisiológicos, emocionais e comportamentais do paciente, que serão influenciados por sugestões hipnóticas na medida que julgar apropriado. Se o paciente quiser, ele pode concluir o processo a qualquer momento. O papel do terapeuta é simplesmente o de facilitador da experiência.

No estado hipnótico, você está profundamente relaxado. Sua mente consciente é silenciada, permitindo que sua mente inconsciente se concentre profundamente em seu problema. Você também está mais calmo e, portanto, mais receptivo a enfrentar seu medo. A maioria dos hipnoterapeutas utiliza uma série de mensagens calmantes, como “você está seguro” e “ninguém pode prejudicá-lo” para tranquilizar seus clientes de que durante a hipnose eles podem enfrentar seus problemas sem ter uma reação de pânico.

Durante a hipnoterapia, você permanece no controle. Não é possível a ninguém forçá-lo a fazer algo contra sua vontade, mesmo sob hipnose. Você estará sintonizado no trabalho em questão e, portanto, poderá não prestar atenção ao que o rodeia, mas sempre estará encarregado de suas próprias ações, comportamentos e declarações.

A hipnoterapia não é o mesmo que “apagar”. Você se lembrará das coisas que ocorrem durante seu estado hipnótico, você não estará adormecido ou inconsciente e será capaz de romper o transe hipnótico a qualquer momento.

Hipnoterapia Funciona?

Por ter comprovação científica é possível medir a qualidade e o funcionamento da Hipnoterapia. Atualmente diversos estudos vêm sendo feitos provando a sua eficácia nos mais diversos problemas emocionais, tendo destaque tratamentos de depressão e ansiedade.

No artigo “Hypnotherapy: A Reapraisal”, do PHD em psicologia Clínica pela Universidade da Califórnia, Dr. Alfred A. Barrios, de 1970. Em que realizou-se um levantamento literário para comparar a efetividade terapêutica das psicoterapias. Descobriu-se que o tempo de recuperação pela Hipnoterapia é muito mais rápido do que a Psicanálise e a Terapia Comportamental, como podemos ver na tabela abaixo.

MÉTODO UTILIZADO TAXA DE RECUPERAÇÃO Nº DE SESSÕES DURAÇÃO DO TRATAMENTO
Psicanalise 38% 600 12 anos e meio
Terapia Comportamental 72% 22 5 meses e meio
Hipnoterapia 93% 6 1 mês e meio

De acordo com os resultados obtidos da pesquisa do Dr. Alfred A. Barrios a Hipnoterapia faz o trabalho mais rápido – 6 consultas em comparação com 22 ou mais – como também funciona para uma porcentagem muito maior de pessoas.

Hipnoterapia no mundo

A Hipnose Clínica vem passando por várias aprovações no mundo todo devido aos seus resultados incríveis. Embora ainda haja, no Brasil, alguma resistência de alguns profissionais de adotar a ferramenta.

Na Austrália, desde 1996, existe um sistema de auto avaliação para profissionais da hipnoterapia, gerenciado pela a Associação ‘Australian Hypnotherapists. Além disso, 75% dos departamentos de Psicologia das universidade possuem cursos de Hipnose em seus currículos.

No Reino Unido, cerca de 45% das faculdades de psicologia ensinam a Hipnose clínica. E o Departamento de Educação e Habilidades incluiu a hipnoterapeuta entre as atividades com certificação nacional para exercício da profissão.

Nos EUA cerca de 25% dos programas de doutorado em Psicologia Clínica incluem cursos de formação completa em hipnose. E a regulamentação e certificação da hipnoterapia é realizada pela American Council of Hypnotist Examiners (ACHE).

No brasil, a hipnose é reconhecida pelos conselhos federais de odontologia (CFO), psicologia (CFP), medicina (CFM), enfermagem (COFEN) e fisioterapia e terapia ocupacional (COFFITO). Em 2018, foi criada a Sociedade Brasileira de Hipnose e esta foi incluída nas Práticas Integrativas e Complementares do SUS. A hipnoterapia não é apenas útil e eficiente. É reconhecida.

O que acontece em um processo de Hipnoterapia?

A estrutura do processo da hipnoterapia depende muito do terapeuta, do cliente e do problema a ser trabalhado. O primeiro passo que o hipnoterapeuta deve realizar antes de iniciar qualquer técnica é conhecer você. Nesta etapa buscamos obter uma avaliação profunda do seu caso, problemas de saúde, medos, estilo de vida. Isso ajudará a definir qual a melhor maneira de superar o problema que você está tendo. Além disso, buscamos definir os seu objetivo e aonde você quer chegar com o processo.

Com essas informações o hipnoterapeuta pode começar a trabalhar efetivamente com o seu problema. Existem diversas formas de abordar o mesmo problema, entre as principiais técnicas usadas na hipnoterapia temos:

  • Regressão
  • Metáfora
  • Ponte ao futuro
  • Hot City
  • Autoscopia
  • Dessensibilização
  • Sabedoria Universal
  • Paradise
  • Switch

Todas essas técnicas podem ser usadas de forma separada ou unidas, dependendo do problema tratado e de como você reage a cada uma delas.

Por último, a validação do resultado, nesse momento você vai verificar a real mudança proporcionada pelo tratamento. Para validar o resultado sugerimos que o cliente passe por experiências, que antes não eram possíveis ou muito desconfortáveis, e com isso perceba se houve mudanças. Caso seja positivo você estará no caminho certo. Se não houver mudanças significativas converse com o seu hipnoterapeuta para ajustar e alcançar o seu objetivo. Tenha muito cuidado com tratamentos que prometem resultados em uma única sessão. O acompanhamento é fundamental para identificar qualquer resquício do problema e eliminá-lo.

Hipnoterapia: Aplicações e situações em que pode te ajudar

Por ser uma ferramenta que não necessidade de equipamentos, medicamentos e procedimentos físicos, o emprego da hipnoterapia tem amplo emprego em vários campos, entre eles a psicologia, medicina e odontologia. O processo hipnoterapêutico pode ajudar em diversos aspectos da sua vida. Na lista abaixo temos algumas das situações em que a hipnoterapia pode ajudar:

  • Alívio da ansiedade
  • Aumento da auto-estima
  • Compulsões
  • Construção de confiança
  • Controle de raiva
  • Depressão
  • Distúrbios alimentares
  • Gagueira
  • Medos e fobias
  • O manejo da dor
  • Obsessões
  • Parto
  • Perda de peso
  • Problemas de sono
  • Questões sexuais
  • Redução do estresse
  • Relaxamento
  • Síndrome do cólon irritável (ou síndrome do intestino irritável)
  • Síndrome do Pânico
  • Timidez
  • Transtorno do estresse pós-traumático (TEPT)
  • Vícios
  • Zumbido

Sim, a lista de situações em que a hipnoterapia pode ajudar é grande. Se você sofre com alguma dessas situações eu posso te ajudar. Agende uma consulta de avaliação agora mesmo.

Tipos de de atendimento da hipnoterapia

Online: É um atendimento realizado através de videoconferências, sem a presença do profissional no mesmo ambiente. Esta modalidade facilita o acesso em cidades em que não existem hipnoterapeutas atuando, além de reduzir custos com deslocamento e maior flexibilidade de horários. Porém, é um tipo de atendimento que pode ser atrapalhado por fatores externos como quedas de energia e internet, problemas técnicos nas aplicações de videoconferência e no dispositivo usado.

Presencial: Onde cliente e hipnoterapeuta estão no mesmo ambiente, focados em resolver o problema com maior proximidade. Esta é a forma mais recomendada e comum de se realizar o atendimento. Como a hipnose é baseada em comunicação, estando junto ao profissional diferentemente do atendimento online haverá menos possibilidades de fatores externos atrapalharem a sessão. A atendimento presencial pode ser realizado em dois modelos:

  • Home Care: Onde o Hipnoterapeuta desloca-se à casa do cliente e faz o atendimento no local. Deve-se tomar cuidado com interrupções de visitas, telefone, animais durante as sessões. Este atendimento é mais indicado para quem não pode se locomover por alguma limitação.
  • Clínica: Onde o cliente vai até à sala de atendimento do hipnoterapeuta e lá se realizam as sessões. Como o local está preparado para este tipo de situação, interrupções externas são muito raras de acontecer.

Hipnoterapia: Qual o preço?

Como toda prestação de serviço, o preço da hipnoterapia pode varia de profissional para profissional, cidade para cidade. Além da forma de cobrança, existem profissionais que cobram pela hora/sessão do tratamento e outros que fazem o pacote para o tratamento inteiro. O preço costuma variar de R$ 250,00 à R$ 2.000,00 a hora/sessão de hipnoterapia. Por não existir uma tabela de preços é importante que analise o profissional. Criamos este aritgo para que saiba como escolher o hipnoterapeuta certo.

Hipnoterapia: Contra indicações

A hipnose pode não ser apropriada para uma pessoa que tenha sintomas psicóticos, como alucinações e delírios. Em casos de em casos de esquizofrenia, epilepsia, psicoses e senilidade não são indicadas. Deve ser usado para controlar a dor somente após o médico ter avaliado a pessoa para qualquer distúrbio físico que possa requerer tratamento médico ou cirúrgico.

O que posso esperar da hipnoterapia?

Muitos mitos circulam sobre a hipnoterapia, mas o que é verdade em tudo isso? O que podemos realmente esperar da hipnoterapia?

  • É uma técnica muito eficaz, pois nos ajuda a acessar nosso inconsciente, nos permite trabalhar os problemas em um nível profundo e fazer mudanças mais rapidamente.
  • É uma ferramenta muito poderosa e encurta consideravelmente o tempo de terapia, mas não é mágica. Necessita comprometimento e vontade de querer mudar.
  • A hipnoterapia não é perigosa, embora o hipnotizador deva avaliar em cada caso se é adequado para essa pessoa.
  • É um estado especial de consciência onde a atenção é focada em experiências internas, não é uma forma de sono. A pessoa hipnotizada sabe o que está acontecendo, não perde o controle ou está adormecida. Ao contrário do que acontece nos filmes ou na televisão, você não perde o controle de si mesmo através do uso da hipnose. Embora a hipnose torne você mais aberto a sugestões, ela não o força a se comportar de uma maneira que você não quer.

São muitos benefícios que a hipnoterapia pode trazer para a sua vida. Escolha o profissional certo e cuide da sua saúde com o melhor da Hipnose e Hipnoterapia.

Você pode gostar disso

Você está pronto para uma vida nova?

O que define o seu destino não são suas condições e sim suas decisões.

Então, o que acha de batermos um papo para eu ajudá-lo (a) a enxergar a pessoa maravilhosa que você realmente é?

Agendar Consulta de Avaliação
Chamar no WhatsApp